domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto Acadêmico 8° Semestre: Projeto Restauro e Reciclagem do Prédio da Antiga Estação Férrea do Cerrito

"A cidade possui memória, possui história, mas se esta fica restrita aos conhecimentos e vivências dos mais velhos, tende a se perder no tempo..." 


     No 8º semestre fomos até o Município do Cerrito, onde fizemos o levantamento do seu centro histórico na etapa de Projeto Urbano. Etapa esta que foi realizada no primeiro momento do semestre e em grupos.
     Os levantamentos perceptivos, de fachadas e do centro histórico em geral culminou no desenvolvimento de propostas urbanas novas e que tinham como objetivo valorizar o município e melhorar aspectos urbanos como a fluidez do tráfego.
   Num segundo momento, os grupos foram desfeitos e coube a cada um de nós desenvolver o projeto de reciclagem de um dos edifícios de valor histórico da cidade. Nesta etapa de projeto arquitetônico, meu foco foi a antiga estação férrea do Cerrito.

a idéia...

   Foi no convívio direto com a população do Cerrito que nos ficou claro a importância da cidade. É com os moradores mais antigos que estão guardadas as histórias, hábitos e memórias dessa gente. Tivemos a oportunidade, em nossas entrevistas ao longo do semestre, de conhecer algumas dessas personagens que dão vida à cidade.
   Uma cidade é feita pelas pessoas e para as pessoas, daí a importância de conhecermos nosso passado para projetarmos nosso futuro.
Mas a memória não está somente nos museus, é preciso aproximar as pessoas da sua própria história, tornando acessíveis quaisquer tipos de documentos e registros.
   O presente projeto visa tornar realidade uma necessidade eminente da cidade. Tem como objetivo projetar instalações capazes de fornecer toda a infra-estrutura necessária para o recolhimento, triagem, cadastramento e devido armazenamento deste material, oferecendo o máximo de conforto em consultas populares, pesquisas escolares...
   O espaço visa disponibilizar também, livre acesso à internet, mediante cadastramento para controle de uso, e espaços destinados à exposições, convenções, mostras de filmes, e qualquer outro evento de cunho cultural e que possa render capital a ser revertido na viabilidade econômica de manutenção do Centro.
O "Centro de Documentação Histórica e Difusão da Cultura Estação Viva Cerrito" busca dessa forma, revitalizar um edifício público e entregá-lo a usufruto da população, instigando-a a descobrir mais sobre si mesma e preenchendo uma lacuna existente na cidade, que é a falta de locais para eventos.
   A situação é tão crítica, que vários depoimentos de jovens principalmente nos revelaram o panorama da cidade em fins de semana: a maioria da população vai para Pedro Osório, esvaziando a cidade.
Este fenômeno nos faz refletir em quais campos se deve atuar para não só explorar o potencial turístico da regiao, fazendo com que pessoas venham para a cidade como também proporcionar atrativos para a prórpia população, evitando assim, que esta tenha que se deslocar na hora do lazer.

objetivos...

  • aproveitar ao máximo as construções existentes, mantendo a "casca" e recriando espaços interiores, mantendo a percepção do edifício histórico mas melhorando a ambientação;

  • utilização de elementos arquitetônicos e proporções da própria edificação como embasamento para a criação de uma linguagem contemporânea, sem falsos históricos;

  • utilização de elemento  leve, neutral e de alta permeabilidade como elo de ligação entre passado e presente


o uso...



  • resgatar a memória da cidade, já que se observa a deficiência que possui quanto à disponibilização de documentos e registros  para pesquisa e utilização da população em geral;
  • disponibilizar livre acesso à internet, mediante cadastramento para controle de uso, e espaços destinados à exposições, convenções, mostras de filmes, e qualquer outro evento de cunho cultural e que possa render capital a ser revertido na viabilidade econômica de manutenção do Centro.
Apresentação
Referenciais




Programa de Necessidades
Relações com a Pré-Existência




Implantação e entorno imediato

Cobertura

Planta "Demolir/Manter/Construir"
Planta Baixa
Planta Mobiliada
Planta de Pisos

Planta de Forros

Detalhamento das Esquadrias

Descrição dos serviços de restauro e de reparos

Cortes




Fachadas

Perspectivas Externas

Perspectivas internas


Nenhum comentário:

Postar um comentário