domingo, 18 de setembro de 2011

Concurso Ópera Prima 2011



    Surpresa ótima!!!Chegou meu certificado de participação do Concurso Ópera Prima 2011!!!=)

     O ano de 2010 foi muito especial pra mim. Foi neste ano que concluí mais uma etapa na minha vida profissional. A formatura é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa já que deixamos de ser meramente estudantes e passamos a ser profissionais, com os respectivos direitos e deveres de cada profissão.
    Foi sem dúvida um dia marcante, e com um gostinho especial por dois motivos: a menção honrosa e a indicação ao Concurso Ópera Prima.
    Agradeço a todos que acreditaram em mim e no meu trabalho, em especial ao meu querido professor e orientador Maurício Polidori, que me proporcionaram representar a UFPel neste concurso de trabalhos finais de graduação em nível nacional.
O meu trabalho, intitulado "Parque Urbano e Requalificação do Médio Curso do Arroio Pepino" visava a recuperação de uma importante área de várzea da cidade de Pelotas e incluía 3 escalas de projeto: macro (reorganização viária e conectividade urbana), meso (parque urbano e renaturalização do Arroio Pepino) e micro (Paisagismo, mobiliário urbano e estrutura de feira) . 
    Dediquei-me à este tema pois durante muito tempo, a estratégia de ocupação das várzeas de cursos d'água urbanos se resumiu na retificação dos leitos, dirigindo-os à jusante pelo caminho mais curto e com grande velocidade de escoamento. Buscavam-se áreas para a agricultura, urbanização e minimizar os efeitos das cheias. Esta concepção trouxe consigo diversos problemas. As espécies nativas de várzeas foram alarmantemente reduzidas e as cheias hoje causam prejuízos cada vez maiores. A preocupação com os impactos nos meios natural e urbano é recente. Em especial no caso dos rios urbanos, geralmente planejados como meros canais de esgotamento pluvial, desconsiderando-se os aspectos físicos e ambientais envolvidos. Hoje as novas estratégias são dirigidas à renaturalização de cursos d’água, valorizando as condições naturais hídricas e das baixadas inundáveis.
  No caso de estudo, a canalização só potencializou os problemas de drenagem, o que levou à criação de uma segunda alternativa de foz. Este projeto visa a requalificação ambiental do entorno imediato do médio curso do Arroio Pepino, potencializando os processos de drenagem e aumentando a qualidade de vida da população lindeira, com a criação de um parque urbano que instigue a curiosidade das pessoas, fazendo-as adentrar ao meio e interagir com ele.Valorizar o potencial de lazer do recurso hídrico, mesmo este não se situando no litoral.
  A idéia inicial do projeto partiu da curiosidade que os vazios urbanos despertam. Raramente um ecossistema como o do banhado permanece em áreas de urbanização intensa, já que sofrem com a ação das forças urbanas.O papel de um curso d'água no contexto urbano é interessante, ao passo que ele separa as duas margens, é o elo de ligação entre elas. Neste caso, o Arroio Pepino se situa na conexão do centro histórico com os bairros mais afastados.
Considerando todos estes fatores, nasceu a idéia da requalificação dos cursos d'água da cidade. Este projeto tem como alvo somente o médio curso do Arroio Pepino, mas com projetos integrados posteriormente, esta requalificação poderá estender-se. Representa assim, apenas o início de uma série de outras ações que poderão melhorar o espaço urbano de Pelotas. A criação de um logotipo fortalece o projeto e se baseia nas antigas embarcações de couro chamadas pelotas, as quais deram nome e identidade a esta cidade, que teve suas origens nos transportes fluviais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário