sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ArquiPensamentos: Brooklyn transforma canal em "Parque Esponja"


No Dia Mundial do Urbanismo, um exemplo de intervenção no meio urbano já consolidado, na busca pela sustentabilidade e pela melhoria da qualidade de vida da população.


© dlandstudio


Um dos cursos d´água mais poluídos dos Estados Unidos está prestes a receber uma transformação mais do que necessária: no início de 2014 será construído um bolsão verde de prevenção contra poluição que se estenderá pelo Canal Gowanus no Brooklyn, Nova Iorque. A proposta, apelidada de Parque Esponja, foi concebida há mais de cinco anos por Susannah Drake do dlandstudio, mas somente agora angariou fundos suficientes para avançar.

© dlandstudio


© dlandstudio


A primeira fase da proposta de US$ 1,5 milhões, com conclusão prevista para o verão de 2015, começará perto da Second Street. Um parque multi-uso margeando o canal poluído será ancorado por células de concreto preenchidas por terra que reterão e filtrarão as águas pluviais. Tais células serão recobertas com plantas capazes de absorver o excesso de água e, naturalmente, absorver ou quebrar toxinas, metais pesados ​​e poluentes do esgoto.

Referência: Curbed NY, The Daily News

© dlandstudio

© dlandstudio


© dlandstudio

© dlandstudio




Nenhum comentário:

Postar um comentário