quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ArquIdeias: 20 de setembro e o tradicionalismo gaúcho na arquitetura

Post dedicado aos gaúchos de todas as querências!




Com a chegada de setembro, a chama do tradicionalismo começa a arder com mais furor entre os gaúchos. Em comemoração ao 20 de setembro, aqui estão reunidas algumas dicas para transformar sua casa ou estabelecimento comercial num ambiente mais campeiro sem perder o tom contemporâneo.


Identidade

Um dos pontos cruciais de uma boa decoração é dar uma identidade para o ambiente. A dica ésempre pensar em palavras, imagens, situações que relembrem o que queremos alcançar. Neste caso, palavras como campo, ferro, fogo, animais, madeira e pedra são elementos que remetem diretamente ao tradicionalismo, por isso é necessário explorar estas ideias na decoração.


































Alie o rústico ao moderno

É sempre bom mesclar o rústico e o tradicional com o moderno, o contraste nos ambientes é sempre uma saída que funciona”. Para isso, pode-se trabalhar no revestimento do piso e das paredes com madeiras de aspecto rústico ou pedras, aliando com acabamentos modernos e coloridos. Uma boa lareira é outro elemento importante numa decoração tradicionalista.



Ouse nos objetos

Na decoração, o apelo fica nos objetos e detalhes. Por exemplo, cobrir sofás e cadeiras com tricô ou pelegos; utilizar o tradicionalíssimo tapete de couro de gado; distribuir pela casa utensílios típicos do gaúcho, como laço, boleadeira, chapéus, mangos, fustas, celas, cuias, tachos de cobre, panelas de ferro, tapetes de fibra natural.Ousar nos objetos é uma alternativa que deixa o ambiente com identidade, e isso torna agradável.



Estabelecimentos comerciais

Para empreendimentos comerciais e restaurantes, o ideial é fazer com que seu estabelecimento lembre estâncias e, novamente, o campo. Para parte externa, trabalhar com pisos de pedra, telhado tipo “Santa Fé”, grandes varandas, tijolos aparentes, lanternas, tonéis de madeira, rodas de carreta, bancos de tronco, feno, cadeira de balanço.


Dicas gerais:
- Use madeira e revestimentos rústicos
- Moderno e tradicional, cause contraste entre os dois
- Utilize móveis com características do campo
- Pense em produtos manufaturados
- Resgate a história com quadros e imagens
- Ouse nos objetos que remetem à cultura gaúcha
- traga o verde do campo para dentro de casa









Nenhum comentário:

Postar um comentário