sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ArquIdeias: Vintage ou Retrô?

Hits tanto no mundo da moda quanto da decoração, os estilos vintage e retrô são admirados por muitos. Mas afinal, você sabe identificar a diferença entre os dois?



O termo “vintage” não está nem um pouco ligado ao universo da moda, muito menos do design de interiores. Emprestada dos vinhedos, a melhor tradução para a palavra seria “boa-safra”. Em bom português, pode-se dizer que o significado esteja atrelado à máxima: “quanto mais velho, melhor”. Geralmente usa-se o termo para caracterizar uma colheita sensacional.



Em uma decoração vintage, o estilo de décadas, preferencialmente 60, 70 e 80 é resgatado para o tempo atual de uma maneira bem original, sem repaginação. Diferentemente do que acontece com o estilo retrô.


Já o termo retrô (em inglês retro), significa simplesmente para trás. Original do latim, a palavra passa uma ideia de “em tempos passados”. Nesse estilo, decoramos a casa com objetos velhos que passaram por uma repaginação, transformação.




Ainda não captou a diferença entre os dois? Então vai uma explicação rápida e objetiva:

Resumidamente: dentro do estilo retrô, decoramos a casa ou um determinado local, utilizando objetos e peças atuais, que simplesmente foram inspiradas em décadas passadas. Já dentro do contexto Vintage, usamos móveis ou até mesmo itens icônicos dos anos 60, 70 e 80, que não tenham passado por nenhuma alteração. Entenderam?

Ambos os estilos são capazes de decorar a casa com muito bom gosto. Identifique o que mais tem a ver com você e RENOVE!




Fonte: Móveis Pieta Blog e Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário